Arroz em Portugal

Arroz no mundo

  • A produção de arroz em portugal

    A produção de arroz em Portugal começou a ser documentada nos primeiros anos do século XVIII. Embora se cultivasse muito antes nas regiões do Sul e como herança dos Muçulmanos, só a partir desta data houve registos da presença do cereal nas zonas limítrofes do estuário do Tejo.

    saber mais
  • Arroz, o amigo inseparável

    Quotidiano, popular, quase omnipresente, o arroz é o acompanhamento habitual dos pratos portugueses. As possibilidades infinitas que oferece na cozinha foram aproveitadas desde sempre nas mesas lusitanas, passando a fazer parte da cultura culinária do país.

    saber mais
  • História do arroz em portugal

    O arroz é uma das plantas consumidas há muito tempo sendo muito difícil determinar com exactidão a época em que se começou a cultivar.

    saber mais
  • Arroz com sabor a mar

    Pela capacidade de se impregnar de outros sabores, o arroz revela-se o melhor candidato para acompanhar frutos do mar.

    saber mais
  • Dias festivos e arroz doce

    Podemos comer arroz doce nos quatro cantos do mundo, mas não há recanto em Portugal onde não se faça este doce, tão típico quanto diferente, dependendo de quem o prepara.

    saber mais
  • Mitos e lendas

    O arroz é um dos alimentos básicos e ancestrais da população mundial e, por esse motivo, não é de estranhar que exista em cada cultura uma série de lendas e mitos em torno deste grão sagrado.

    saber mais
  • O alimento mais antigo e mais actual

    O arroz reserva-se o direito da longevidade. Tal como antes, continua a estar na moda. No passado, era um manjar somente para deuses e reis. Hoje em dia, chega a todos os paladares ao quilo, comodamente embalado.

    saber mais
  • A origem da cultura do arroz: ásia neolítica

    Há muito, muito tempo, cerca de 10000 anos atrás, o arroz começou a sua viagem desde o sudeste asiático até à Índia, à China e ao Japão.

    saber mais
  • Episódios históricos

    Sabemos que o arroz é indispensável para grande parte da humanidade, dado que constitui a base da dieta diária de quase dois mil milhões de pessoas. Ao longo dos séculos, forjou-se um sem fim de histórias a seu respeito, que demonstram a importância deste cereal na alimentação mundial.

    saber mais
  • O arroz na europa

    Na Europa, come-se mais arroz do que aquele que se produz, o que a converte no quarto importador mundial. A Itália e Espanha, por esta ordem, são os principais países produtores deste continente. Seguem-se-lhes a Grécia, Portugal e França.

    saber mais
  • Arrozais de banaue, património cultural da humanidade

    O município de Banaue localiza-se na região administrativa da Cordilheira de Luzon, uma das mais de 7000 ilhas que formam o arquipélago das Filipinas. Nesta região, a uma altitude de 1525 metros acima do nível do mar, milhares de hectares de arrozais atapetam as encostas das montanhas, formando a considerada Oitava Maravilha do Mundo: os terraços de Banaue. Estes arrozais com 2000 anos de história, que os nativos Ifugao têm vindo a esculpir geração após geração, foram declarados Património da Humanidade pela UNESCO em 1995.

    saber mais
  • Cultura arrozeira: costumes e rituais

    Como um dos cereais mais ancestrais da Terra, o arroz foi venerado por todos aqueles que o provaram, até se converter numa forma de pensar, numa cultura em si mesma e numa tradição milenar.

    saber mais
  • Arroz: património cultural

    A Cultura são os olhos que vêem pela primeira vez. O espírito e o trabalho unem as pessoas e evocam a alma de quem os vê.

    saber mais
  • Tipos e variedades de arroz

    Pode ser de grão longo e fino, glutinoso, integral, tailandês ou Basmati… No mundo existem mais de 2000 variedades de arroz, embora as cultivadas sejam muitas menos.

    saber mais