• Novarroz >
  • Nutrição
  • > quadra natalicia tem muita comida de sobra e nao quer desperdicar

Quadra Natalícia: Tem muita comida de sobra e não quer desperdiçar?

O Natal, bem como o Final de Ano, são épocas em que nos reunimos com a família, juntamos muitas pessoas à mesa e, por isso mesmo, a cozinha lá de casa está sempre em alvoroço. Muitas vezes aquilo com que nos deparamos é o excesso de comida que sobra nestes dias. Segundo estimativas de 2016, na União Europeia desperdiçam-se anualmente cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos (1). Podemos fazer parte da mudança destes números! Como? Há várias soluções para não desperdiçar estes alimentos. Uma delas é dividir pela família, a outra é aproveitar o que sobrou para a confecção de outras receitas. Em primeiro lugar vamos diferenciar desperdício alimentar de sobras alimentares. Falamos em desperdício alimentar quando consideramos os alimentos que não usamos na confecção culinária (são exemplos as cascas, partes de alimentos mais maduras, etc.). Falamos em sobras alimentares quando nos referimos aos alimentos que efectivamente sobram após o consumo na refeição. Uma nota importante: quer sejam alimentos que não usamos na confecção culinária ou alimentos que sobraram de uma refeição, devemos sempre acondicioná-los em recipientes próprios, individuais, devidamente fechados e em condições de conservação ideais (no frigorífico ou congelador consoante a proximidade da próxima utilização). Vamos passar agora para exemplos práticos para que possamos perceber realmente o que cada um de nós pode fazer na sua cozinha. Deixamos quatro receitas originais em que aproveitamos tanto as partes de alimentos que não usamos na confecção culinária, como as sobras da refeição (2).Pode ainda consultar algumas dicas na imagem abaixo, no final do artigo (3). 
BOLINHOS DE CASCA DE BATATA
INGREDIENTES (para 6 pessoas) 
2 Chávenas de casca de batata cozidas e passadas 2 Chávenas de farinha de trigo 2 Ovos 2 Colheres de sopa de salsa picada 1 Colher de sobremesa de fermento em pó 
PREPARAÇÃO Lave muito bem as cascas da batata. Coza as cascas de batata e passe no liquidificador. Coloque a massa numa tigela, acrescente os ovos, a farinha e o fermento. Misture bem. Leve ao forno num tabuleiro anti-aderente. -> A casca de batata é uma fonte rica em vitaminas, minerais e fibras.
AÇORDA DE BACALHAU COM SALTEADO DE COUVE
INGREDIENTES (para 6 pessoas) 
300g de Bacalhau 500g de Pão 1 Cebola 3 Dentes de alho 2 Tomates 2 Colheres de sopa de Azeite Folhas de louro q.b. Cominhos q.b. Pimenta q.b. 300g de Couve penca 
PREPARAÇÃO Desfie o bacalhau que sobrou da ceia de Natal e reserve. Descasque e pique a cebola, o alho e o tomate, adicione um pouco de água e leve ao lume a refogar, e deixe cozinhar. Adicione um pouco mais de água e tempere com a pimenta, os cominhos e o louro. Junte o bacalhau desfiado e deixe apurar um pouco o molho. Corte o pão em fatias, adicione-as ao preparado e mexa até ficar bem envolvidas. Reserve. Corte a couve que sobrou da ceia de Natal em forma de caldo verde, coloque num tacho anti-aderente um pouco de azeite e alho e salteie a couve penca. Sirva a açorda juntamente com o salteado de couve penca. -> O bacalhau é um peixe magro, rico em proteína de alto valor biológico.
TIMBAL DE PERU E ERVILHAS
INGREDIENTES (para 6 pessoas) 600 g de peru cozinhado e desfiado 1 cebola grande 2 dentes de alho 1 folha de louro 1 dl de azeite 1 dl de vinho branco 2 tomates maduros, pelados e picados 50g de ervilhas cozinhadas 3 Folhas de massa quebrada 300g de couve penca 
PREPARAÇÃO Desfie o peru que sobrou da noite de Natal e reserve. Numa panela coloque o vinho, o alho, a cebola picada, o tomate e deixe refogar. Adicione o peru desfiado e deixe apurar. Num tabuleiro anti-aderente, estenda a massa quebrada e coloque o preparado anterior no centro, feche a massa e leve ao forno para cozer a massa. Quando estiver pronto sirva acompanhado com a couve penca. -> O peru é uma carne com menos gordura saturada e colesterol que as carnes de vaca ou porco.
BOLO DE GELATINA COM PÃO-DE-LÓ 
INGREDIENTES (para 6 pessoas) 4 fatias de pão-de-ló 1 embalagem de preparado de gelatina de sabor a gosto
PREPARAÇÃO Parta o pão-de-ló em pedaços pequenos e coloque-os numa taça. Prepare a gelatina mediante as indicações da embalagem. Coloque o preparado de gelatina por cima dos pedaços de pão-de-ló. Reserve no frigorífico até solidificar a gelatina. Por fim, sirva com fruta laminada a gosto. -> A gelatina é rica colagénio e uma boa fonte de hidratação. Lembre-se que cada um de nós pode ajudar a reverter as tendências do desperdício alimentar em Portugal, e a nível mundial. Faça a sua parte!  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. Stenmarck, Å., Jensen, C., Quested, T. & Moates, G. Estimates of European food waste levels. (2016). 2. Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Receitas com desperdícios e sobras da CEIA de NATAL. (2012). 3. Bento, A., Pimenta, I. & Real, H. Como reduzir o desperdício alimentar. Associação Portuguesa dos Nutricionistas 1, (2011). Por: Catarina Vila Real, Nutricionista (2009N) Nota: Por opção da autora, a redação deste artigo não segue o novo acordo ortográfico.