Arroz com caranguejo
-
Dificuldade
Média
-
Valor Energético
850 cal
-
Preparação
50 min
-
Pessoas
6
Ingredientes
- 600 gr. de arroz AGULHA ORIENTE | NOVARROZ
- 1 ½ L de água
- Molho de caranguejo
- 1 Kg. de pernas de caranguejo vermelho ou americano
- 175 gr. de manteiga
- 1 Chávena de cebola picada
- ½ Chávena de colorau
- ½ Chávena de aipo picado
- 2 colheres de caranguejo vermelho ou americano
- 2 Chávena de água fria
- 1 colher de amido de milho
- 1/4 Chávena de cebola às rodelas
- 1/4 Chávena de salsa picada
- Sal
- 1 pau de tomilho
- 1 rama de orégãos
- 1 folha de louro
- Sal
Elaboração
Para o arroz:
Deita-se o arroz num tacho com água a ferver. Tapa-se e deixa-se cozer em lume brando durante 15 ou 20 minutos, até que o arroz fique macio e a água tenha sido absorvida.
Para o creme de lagostim:
Temperam-se as caudas de lagostim com sal, um pouco de pimenta preta e piripiri. Num tacho, aquece-se a manteiga, o colorau, o aipo e a cebola até que esta pareça transparente (uns 5 minutos). Acrescenta-se a gordura de lagostim e uma chávena e meia de água. Junta-se o caju, a folha de louro e os raminhos de tomilho e orégãos. Em seguida, deitam-se as caudas de lagostim. Quando levantar fervura, deixa-se em lume brando durante uns 30 minutos. Acrescenta-se a cebola e a salsa, deixando cozer por mais 5 minutos.
Deita-se este creme sobre o arroz e serve-se quente.
TRUQUE NOVARROZ
A gordura de lagostim (receita original do Étouffée) é originária da Louisiana, onde se encontra à venda em qualquer loja. Aqui, podemos substituí-la por caldo de lagostim, que conseguimos do líquido que tenhamos obtido quer ao descongelá-los, quer ao tê-los utilizado para qualquer outra receita e reservando a água que tenham largado.
CURIOSIDADE
O termo Étouffée significa, literalmente, estufado em francês. Nalgumas zonas geográficas, acrescenta-se molho de tomate a esta receita, embora os defensores da fórmula mais tradicional considerem que então já não se trata do autêntico Étouffée, mas de um guisado tipo Gumbo (que significa, na gíria, um pouco de tudo ), dado que o Étouffée é uma receita de nível muito exigente.